Fotos de Tiradentes e São João del Rei!!!

Pessoal, hoje vou falar das cidades históricas mineiras Tiradentes e São João Del Rei, pertencentes a região da Estrada Real.

Esse post é dedicado principalmente para aqueles que curtem foliar em blocos de rua durante o Carnaval. Sei que está em pouco longe, mas já é a hora de definir o destino para curtir a folia.

Desde a primeira vez que fui passar o carnaval na região, nunca mais quis saber de ir pra outro lugar. O carnaval em Minas Gerais é sinônimo de muita diversão. Para quem gosta, tem folia o dia inteiro, mas particularmente eu prefiro realizar passeios durante o dia e ir para folia á noite.

Uma coisa que eu destaco, é que é muito difícil presenciar brigas e confusões nas festas.

Para informações de como chegar até a região clique aqui.

É interessante passear pela região de carro, pois os pontos são consideravelmente distantes, vale ir de veículo próprio ou alugar se for o caso.




Para se hospedar na região eu sugiro que escolham a cidade de São João del Rei, pois é mais barato. Mas a diferença de preço não é muito grande. Na região existe a possibilidade de alugar casa ou se hospedar em pousadas e hotéis. Se for bastante gente é interessante que aluguem uma casa.

Quanto mais próximo do carnaval, mais difícil é conseguir encontrar hospedagem na região, portanto, sugiro que para os interessados que comecem a procurar hospedagem agora.

Em São João del Rei o bloco mais tradicional é o Vamos a La Playa que reúne cerca de 100 mil pessoas. Na cidade outros blocos se apresentam durante todos os dias do carnaval. Além disso existe um local onde as escolas de samba da cidade desfilam.

Em Tiradentes o bloco mais tradicional é o Ver-te Cana, e assim como em São João outros blocos desfilam durante todos os dias e noites de carnaval. Sempre após o bloco principal da noite, se inicia uma apresentação de bandas “toca tudo” na praça principal da cidade. Particularmente, na minha opinião Tiradentes tem o melhor carnaval da região.

Outra opção na região, é curtir a folia na cidade de Prados, lá o carnaval é um pouco diferente, pois a cidade não tem muito a tradição de blocos de rua, existem duas escolas de samba que desfilam durante o carnaval, UCA e Gato Preto, são escolas rivais que dividem a preferência dos moradores. Em prados a maior parte da folia ocorre na praça com dj´s tocando músicas mais atuais (Axé, Funk,Sertanejo), é um carnaval mais “moderno”.

Para quem for para lá, sugiro que pesquise a agenda de carnaval das cidades, para poder se planejar melhor e escolher os blocos que quer participar. Em todas as cidades é possível comprar os abadás dos blocos e escolas de samba, mas não é necessário para curtir as festas, pois não há nenhuma distinção, a camisa não deixa de ser apenas uma lembrança das folias.

Para curtir o dia, existem passeios que podem ser feitos em toda a região.:

Em Tiradentes é possível ir até o balneário “Águas Santas“, clube com piscinas e quadras para atividades diversas.

Outro ponto bem bonito de Tiradentes é a cachoeira “Bom despacho“.

Ainda em Tiradentes, um passeio legal porém, de difícil acesso e um tanto quanto perigoso é a ida até a mórbida “Lagoa Azul“. Esse passeio não é muito conhecido pelos turistas, por isso é difícil encontrar maiores informações na internet, quem tiver interesse deve se informar com os moradores da região. Mas um breve resumo, o local é uma antiga mina de extração de pedras que inundou ao atingir um lençol freático. A lagoa é como um poço que possui uns 200 metros de diâmetro e uns 50 metros de profundidade. Lá a aventura é garantida mas cuidado, pois é um lugar perigoso.




Mas para quem vai a Tiradentes, é praticamente obrigatório realizar um passeio turístico pela cidade, conhecendo as igrejas, restaurante, praças e monumentos.

Em são João del Rei também existe a possibilidade de realizar um passeio turísticos pela cidade, um ponto que se destaca é o passeio de “Maria Fumaça“, que faz o trajeto turístico entre São João del Rei e Tiradentes.

Ainda na região existe a “Cachoeira do Jaburu“, localizada na cidade de Ritápolis. É um local fechado e cobra entrada de aproximadamente R$10,00 por pessoa, na minha opinião é o passeio diurno mais legal para se fazer na região.

Dicas apresentadas nesse post:

  1. Circular de carro pela região (próprio ou alugado).
  2. Se for em grupo grande alugar uma casa.
  3. Pesquisar a agenda de folias da cidade dias antes do carnaval.

Locais citados nesse post:

  1. Tiradentes
  2. São joão del Rei
  3. Prados
  4. Águas Santas
  5. Cachoeira do Bom despacho
  6. Lagoa Azul
  7. Cachoeira do Jaburu

Atividades citadas nesse post:

  1. Folia em blocos de rua
  2. Folia de escolas de samba locais
  3. Passeio turístico por Tiradentes
  4. Passeio turístico por São João del Rei
  5. Passeio de maria da Fumaça

É isso aí galera, caso o seu destino no carnaval seja a região de Tiradentes, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. Provavelmente nos encontraremos por lá.

Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.

Quem já conhece região e as folias e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

One thought on “Carnaval nas cidades históricas mineiras

  1. Olá,

    Você teria alguma indicação de pousada em Tiradentes pro carnaval? Estou achando os preços bem salgados. Queria saber também se o carnaval de São João também é animado como de Tiradentes? Obrigado. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *