Galera, hoje vou falar um pouco de uma cidade muito procurada por turistas, principalmente por brasileiros. Santiago, a capital chilena é uma cidade muito parecida com as cidades grande brasileiras. Muito agito, vida
noturna, trânsito, passeios em museus, shoppings, entre outras coisas. A grande diferença é que Santiago tem em seu horizonte a belíssima cordilheira dos Andes, que forma uma paisagem espetacular ao “fundo” da cidade.

Em Santiago há muito o que ser fazer e lugares para visitar, é impossível aproveitar a cidade em menos de 4 dias de estadia. Portanto, a primeira dica é, se for para Santiago reserve no mínimo 4 dias. Você fará um tour pela cidade e ainda visitará shoppings, lojas e restaurantes. Eu considero que um dia é pouco para fazer essas atividades, então sugiro que dedique no mínimo dois dias para isso. É até possível fazer em um único dia, mas vão faltar lugares para ser visitados.

Fotos de SAntiago!!!

Além do passeio pela cidade, considero que três coisas são indispensáveis para o turista fazer em Santiago, a primeira delas é ir até as estações de esqui, nas montanhas, principalmente o Valle Nevado, a segunda é o passeio para as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar, e a terceira é fazer um passeio pelas vinícolas da região.

Aqui no blog temos outras postagens falando de Valparaíso, Viña del Mar e sobre as estações de esqui. Como esse post é dedicado a Santiago, vou falar apenas dos passeios pela cidade.

A primeira coisa boa que destaco em Santiago é o metrô, não é um metro muito moderno e sofisticado, mas funciona e leva você para os principais pontos da cidade. Evitando assim a necessidade de utilização de táxi.

A Plaza de Armas, o coração da cidade é o marco zero do país, que fica próxima à Catedral Metropolitana. Os arredores são cheios de edifícios históricos. Vale caminhar pelas ruas para conhecer a bela arquitetura dos edifícios.

O Palácio de La Moneda onde fica a sede presidencial chilena é um dos cartões postais da cidade, sendo um dos pontos turísticos mais famosos do país.

Com uma variedade de peixes, frutos do mar, frutas, legumes e verduras, o Mercado Central de Santiago é um local muito visitado pelos turistas, lá também tem restaurantes e venda de artesanatos, porém, o ambiente do local é feio e aparenta ser sujo.

Considerado um dos melhores museus do país, o Museu de Arte Pré-Colombina é para quem gosta de saber sobre antigas civilizações.




O Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano, são excelentes passeios para apreciar Santiago de um dos pontos mais altos da cidade, sendo possível admirar os edifícios, a geografia de Santiago e os Andes. No parque existe um zoológico e muito verde. A subida até o alto do cerro pode ser feita por funicular (espécie de bondinho).

O Cerro Santa Lucía, é um parque que tem monumentos e jardins, ideal para um dia de passeio mais tranquilo, além disso a vista é muito bela assim como o cerro San Cristóbal.

Para quem gosta de artes, conhecer o museu Belas Artes é uma excelente opção, fica no centro do Parque Florestal, um ótimo local para caminhadas.

O Costaneira Center é onde se localiza o maior edifício da América do sul, lugar legal para se visitar, conta com um grande shopping e muitas lojas, mas para fazer compras não é muito recomendado devido ao preço. Vale dizer, que Santiago não é uma cidade interessante para quem quer fazer compras.

Quando fui para Santiago fiquei hospedado em um apartamento, conhecido no Chile como “amoblados turístico”, é um apartamento todo mobiliado com excelente estrutura e preço bacana. Recomendo que quem tiver interesse de ir a Santiago, que se hospede no bairro da Providência, é um bairro bonito e moderno, com ótimos bares e restaurantes e conta com estações de metrô próximas.

Dicas apresentadas nesse post:

  1. Ficar no mínimo 4 dias em Santiago
  2. Utilizar o metrô para locomoção
  3. Não faça compras em Santiago
  4. Hospede-se em apartamentos “amoblados”
  5. Hospede-se no bairro da providência

Locais citados nesse post:

  1. Valparaíso e Viña del Mar
  2. Estações de Esqui, Valle Nevado
  3. Vinícolas chilenas
  4. Palácio de La Moneda
  5. Mercado Central
  6. Museu de Arte Pré-Colombina
  7. Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano
  8. Cerro Santa Lucía
  9. Museu Belas Artes
  10. Costaneira Center

Atividades citadas nesse post:

  1. Passeio turístico pelo centro de Santiago
  2. Ida ao Mercado Central
  3. Vista da cordilheira pelos cerros existentes na cidade

É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja Santiago, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. Quem já foi para Santiago e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.

 

Abração

Thiago Gênova

 

9 thoughts on “Santiago a capital chilena

  1. Olá Thiago, você teria o contato do apartamento (amoblados turístico) em que você ficou? Ou alguma dica extra relacionada a este tipo de acomodação? Ou se possível fotos do local?

  2. Olá Thiago, vou com minha esposa para o Chile em Março e pretendemos ficar 10 dias, teria algumas dicas sobre um bom roteiro pra essa época? Recomenda alugar carro? Obrigado!

  3. Deniel, vc vai estar em uma excelente região turistica, 10 dias é bastante tempo pra ficar só em santiago, então, bora andar por lá. Tenho 4 posts que falam sobre a região de santiago:
    http://www.relatodeviagem.com/2014/09/um-dia-de-neve-no-valle-nevado.html
    http://www.relatodeviagem.com/2014/10/valparaiso-e-vina-del-mar.html
    http://www.relatodeviagem.com/2014/09/travessia-dos-andes-mendoza-santiago.html
    http://www.relatodeviagem.com/2014/09/mendoza-capital-do-vinho.html

    Dica, vá para Mendoza e fique pelo menos dois dias lá, faça a viagem até lá de ônibus e compre cadeiras na janela da frente no andar de cima, a vista é coisa de outro mundo. Vc não vai se arrepender

  4. Kinho, eu comprei pela booking 2 diarias, depois comprei mais duas com a própria empresa que administra e os preços foram iguais.

    O local é Departamentos Amoblados Urbano Providencia, Av Nueva Providencia 1372, Bairro Providência

    A cozinha de la é bem legal, da pra fazer compras e cozinhar por lá caso queira economizar.

    Segue o link do local, ai tem fotos:

    http://www.booking.com/hotel/cl/apart-urbano-providencia.pt-br.html?aid=318615;label=New_Portuguese_PT_ROW_5226346585-7b8OHnrxX%2A_95Md6TAvtcwS46623238705%3Apl%3Ata%3Ap1%3Ap2%3Aac%3Aap1t1%3Aneg;sid=0a263f6fd55e0050b289553f8bdc281a;dcid=4;ucfs=1;srfid=00cf85ed4a7d8bf3d32d7dab442ebbe98e1b6118X1;highlight_room=

  5. Olá Thiago, estou programando a viagem para fim de Julho início de Agosto, gostaria de saber se este apart vale realmente apena o custo benefício pois como vou com criança fica mais fácil fazer as refeições no local. Tem supermercados próximo com valor bom?
    Abraços

  6. Olá, para chegar às vinicolas, recomenda taxi ou outro meio de transporte? estamos em 8 pessoas…quanto tempo para chegar às vinicolas? tem algue´m para indicar com van para nos levar ao valle nevado? compensa ir para vina del mar agora no inverno? estou partindo dia 03/07 obrigada por sua atenção

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *