Fala galera, vou seguir um pouco a moda das postagens numéricas e hoje vou apresentar 10 dicas para você gastar menos em sua viagem.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, viajar não é sinônimo de gastar dinheiro. E não estou falando daquele discurso base dos viajantes de que “viajar é investir na alma”. Nesse post vou falar de dinheiro mesmo!

O principal fato que vai determinar os custos da sua viagem é o planejamento, além disso na hora de executá-la, você deverá se conter aos possíveis impulsos e evitar exageros.

O objetivo desse poste é apresentar algumas dicas para quem quer viajar gastando pouco. Para isso vou destacar uma série de boas práticas para que você busque seguir em sua viagem.



É possível sim viajar e gastar pouco, isso depende do perfil do viajante.

  1. Planeje tudo com muita calma, a euforia não é sua aliada nesta fase.
  2. Escreva e guarde tudo que você pesquisar, informações valiosas podem ser esquecidas e deixadas de lado.
  3. Dedique dias e até meses pesquisando sobre seu destino, faça uma varredura na internet. Hoje temos muita concorrência entre empresas aéreas, sites de turismo, agencias e afins, isso faz com que frequentemente apareçam superpromoções.
  4. Busque experiências de quem já fez o que você deseja fazer, essas pessoas podem te dar dicas do que é apropriado fazer em um destino, e até mesmo te livrar de furadas que você poderia se meter.
  5. Faça uma lista de tudo que você pode fazer no seu destino. Critique a lista e veja o que pode ser retirado, se for acompanhado faça isso com as pessoas que vão viajar junto com você. Tire da cabeça que você pode fazer tudo o que existe pra ser feito em um local, isso é humanamente impossível, você terá que fazer escolhas.
  6. Monte seu próprio roteiro, evite que empresas façam esse trabalho por você, pois a tendência dos “pacotes” é que a viagem fique mais cara e mais restrita, além disso você perderá uma excelente parte da sua viajem, afinal a viajem começa no planejamento e por mais que não pareça, essa fase é muito gostosa. Planejar também é viajar.
  7. Tire da cabeça o velho discurso, “só vou fazer essa viagem uma vez, por isso vou fazer tudo que tiver direito”. Pensar dessa forma é o pior erro que você pode cometer, pois você vai gastar bastante e correr o risco de não se divertir, pois muitas vezes acabamos nos iludindo com toda a variedade de opções que uma viagem nos oferece. Viajar bem para viajar sempre.
  8. Para escolher as datas, procure viajar na baixa temporada, é muito mais barato, pesquisas apontam que viajando na baixa temporada você pode economizar até 70% (fonte).
  9. Procure se hospedar próximo aos “centros”, hospedagens afastadas podem ser mais baratas, mas exigem que você gaste mais com transporte.
  10. Se seu objetivo não é fazer uma viagem de compras, fuja das compras, isso vai deixar sua viagem bem mais cara, além disso é muito comum o arrependimento posterior. Evite também querer comprar presentinhos para todos os amigos, acredite isso tem pouco significado pra eles e vai deixar sua viagem mais cara.

É isso aí galera! Essas foram as dicas de como se planejar para fazer uma viagem mais econômica.

Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.

Quem tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Espero ter ajudado.

Abração

 

Thiago Gênova

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *